quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Listagem de Problemas - II Acto (TPC - Q4)


Na construção da matriz centrei-me no Trabalho. Não deixando de ser um dos pilares da minha vida, não é de todo o seu centro. Segundo Stephen R. Covey (“The 7 habits of highly effective people”), se assim fosse, a minha personalidade estaria de imediato traçada e eu seria classificada com base nos seguintes atributos:

Na verdade, apesar de gostar muito do meu Trabalho, até considero ser muito mais centrada nos Amigos, o que na perspectiva do autor é condição para que eu seja classificada como alguém cujas acções são tão precárias como as opiniões … (Mr. Covey, pode repetir?)

Considerações à parte sobre a escolha das regras para este exercício de classificação e sobre os juízos de valor por parte do autor citado, os meus problemas estão associados a dimensões tão diversas como os já abordados Trabalho e Amigos mas também Família, Religião (sobre uma perspectiva agnóstica), o EU (quer na dimensão física quer psicológica), a dimensão Académica e a dimensão a que posso chamar Prazer Recreativo/Cultural (os concertos, as viagens, as exposições, os jantares …) *.

Conviver com todos os problemas associados a cada uma destas dimensões é, acima de tudo, o grande exercício da nossa vida.

Para responder à questão da Hierarquização, volto a centrar-me no Trabalho.

A minha primeira dedução foi: só atingindo os objectivos de curto prazo, tendencialmente Operacionais, é que as equipas conseguem dar resposta aos objectivos Estratégicos definidos pela Empresa. Assim, a primeira prioridade para mim será sistematizar todo o trabalho recorrente com o qual o negócio não sobrevive, libertando assim tempo para afectar aos objectivos Tácticos.

Esta seria a 1ª prioridade, totalmente relacionada com o meu nível de observação, enquanto parte integrante do Departamento de Estudos, que por sua vez faz parte da Direcção de Marketing.

Contudo, se considerar o nível de observação da Direcção Geral, que em conjunto com a Direcção de Marketing definiu como objectivo Estratégico aumentar o Conhecimento do Cliente, então a 1ª prioridade da equipa de Estudos seria esta.

Se me posicionar no nível do Gestor de Produto, que precisa de planear as suas acções de Marketing, o prioritário é fechar o cronograma.

Segundo os critérios de ordenação apresentados no artigo A SUMMARY OF THE PRINCIPLES OF HIERARCHY THEORY (
http://www.isss.org/hierarchy.htm), as prioridades seriam as seguintes:

1 - cumprir os prazos das tarefas operacionais recorrentes do meu Departamento (2- it offers constraint to the development of other tasks);

2- a validação do cronograma e a articulação entre Direcções para permitir o planeamento táctico da Gestão de Produto (3 - it behaves at a lower frequency than dialy tasks);

3 – o foco na Segmentação de Clientes, como apoio à definição estratégica dos objectivos da Empresa (5- containing and being made of lower levels).

-----------------------------------------------------------------------------
* mais uma vez a Visão (nº 759) nos brinda com um excelente artigo, “Ter 30 anos em Portugal” . Aborda na perfeição os problemas de cada uma das dimensões do Facto “Jovem em Portugal”. Acho que me vai ser útil quando chegarmos à aula em que nos vai ser pedido para nos auto-definirmos.

Sem comentários: