quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Hierarquização de conceitos (TPC - Q6)

Na tentativa de prever os passos que nos levarão a alcançar o objectivo, procede-se à descrição, que se pretende sistemática e ordenada, de todos os cenários para a resolução do problema. É o momento de elaboração do Guião, onde se registam todas as soluções possíveis. O Guião poderá ser encarado como um "esquiço" do Problema, que inclui definição de Objectivos, obtenção de informação sobre o Problema, levantamento de soluções possíveis.


Entendo a Metodologia como a planificação dos diversos Métodos/Processos para a resolução do Problema - não encontro, portanto, uma separação clara entre o Plano e a Metodologia. Implica uma maior racionalização do Problema e um maior nível de detalhe das soluções a avaliar.

Dependendo do tipo de Problema, podemos descer ou ao nível das Heurísticas ou ao nível dos Algoritmos.

As Heurísticas são técnicas que permitem obter soluções aproximadas. São métodos que podem ser descritos como a forma mais rápida de chegada a uma solução, que é necessariamente a mais próxima possível da solução óptima do Problema.

Um problema com uma complexidade que permita a sua resolução mediante a aplicação de uma sequência não ambígua de instruções, até à verificação de uma determinada condição (finito, portanto) é resolúvel pela implementação de um Algoritmo. O Algoritmo pressupõem um tempo de execução aceitável e ser a solução óptima ou provavelmente boa para o problema em todos os casos.



Contudo, introduzo mais um conceito, o Acaso. Citando o Nuno Crato*, "OS ALGORITMOS aleatórios têm vindo a revolucionar a maneira de fazer matemática. Surpreendentemente, utilizar o acaso pode ser o caminho mais rápido para obter a solução de um problema. E não só em matemática. ."

Deixo-vos um excerto (o artigo pode ser consultado em http://pascal.iseg.utl.pt/~ncrato/Expresso/AcasoMaisCerto.mht)


O leitor já passou certamente por esta experiência: está ao telefone e a ligação perde-se. Liga outra vez para o seu interlocutor e o telefone está interrompido - ele está também a tentar telefonar-lhe. Desliga e espera uns segundos a ver se o telefone toca, mas o telefone continua mudo - do outro lado da linha o interlocutor também aguarda. Liga de novo e o telefone está interrompido… até que as decisões deixam de coincidir e, finalmente, um dos dois consegue restabelecer a ligação. É uma situação típica de conflito de padrões racionais, e só o acaso do desfasamento de decisões consegue obter sucesso. É difícil encontrar uma solução para o problema, na medida em que só a simultaneidade de duas soluções contrárias - um aguardar e o outro telefonar - resolve o impasse. Se não há à partida algo combinado que quebre a simetria entre os parceiros não há processo óptimo de resolver o problema. Acaba por ser o acaso que permite restabelecer a ligação.

---------------------------------------------------------------------------------
* Nuno Crato é Professor Associado com Agregação de Matemática e Estatística no ISEG, em Lisboa. É pró-reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciou-se em Economia no ISEG. Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos e trabalhou depois nesse país muitos anos, como investigador e professor universitário. O seu trabalho de investigação incide sobre processos estocásticos e séries temporais com aplicações várias, nomeadamente climatéricas e financeiras.

3 comentários:

Rui Cunha disse...

Sofia, não foi ao acaso que incluiste o acaso neste teu tópico ;) gostei da tua decisão em teres incluido este conceito na hierarquia...
o nuno crato não estaria a confundir acaso com intuição quando diz que pode ser a forma mais rápida de resolver um problema?! hummm.....

Ana Sofia Marques disse...

No exemplo, foi a forma possível de resolver o problema e não tanto a mais rápida ... a intuição é sobretudo útil qdo há pouca informação sobre o problema, diria eu!

Anónimo disse...

Genial dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.