A seguinte definição de Inteligência foi assinada por 52 investigadores do conceito, podendo ser encontrada no artigo “Mainstream Science on Intelligence”, publicado no The Wall Street Journal, 13/12/1994.
Intelligence is a very general mental capability that, among other things, involves the ability to reason, plan, solve problems, think abstractly, comprehend complex ideas, learn quickly and learn from experience. It is not merely book learning, a narrow academic skill, or test-taking smarts. Rather, it reflects a broader and deeper capability for comprehending our surroundings -- "catching on," "making sense" of things, or "figuring out" what to do.
Noutra definição (Herrnstein e Murray), a Inteligência traduz-se num comportamento adaptativo orientado a metas.
Podemos facilmente olhar para estas duas definições contextualizando-as no mundo das Organizações. Se as entendermos como entidades que existem com o objectivo de vender bens/e ou serviços aos clientes, com a intenção de obter lucros, rapidamente deduzimos que todas têm pelo menos uma meta a atingir – o Lucro. Como tal, há que garantir que os Gestores de topo têm a capacidade de perceber qual o enquadramento competitivo da sua Empresa.
A inteligência, segundo a 1ª definição apresentada, envolve a capacidade de raciocinar, planear, resolver problemas, capacidade essa que deve ser suportada por indicadores de negócio. Assim, assume-se como de extrema importância a correcta, atempada e pertinente utilização dos dados de que a empresa dispõe, de forma a adequar a sua estratégia, se assim se justificar.
A Business Intelligence poderá assim traduzir-se na obtenção de Conhecimento sobre o negócio, com base na exploração dos Sistemas de Informação de que a empresa dispõem, com o objectivo de optimizar os diversos problemas de tomada de decisão inerentes à Organização. Esse Conhecimento deverá ser estruturado com base em KPI (Key Performance Indicators), que permitam avaliar o estado actual do negócio e fundamentar os planos de acção desenhados pela gestão de topo.
Intelligence is a very general mental capability that, among other things, involves the ability to reason, plan, solve problems, think abstractly, comprehend complex ideas, learn quickly and learn from experience. It is not merely book learning, a narrow academic skill, or test-taking smarts. Rather, it reflects a broader and deeper capability for comprehending our surroundings -- "catching on," "making sense" of things, or "figuring out" what to do.
Noutra definição (Herrnstein e Murray), a Inteligência traduz-se num comportamento adaptativo orientado a metas.
Podemos facilmente olhar para estas duas definições contextualizando-as no mundo das Organizações. Se as entendermos como entidades que existem com o objectivo de vender bens/e ou serviços aos clientes, com a intenção de obter lucros, rapidamente deduzimos que todas têm pelo menos uma meta a atingir – o Lucro. Como tal, há que garantir que os Gestores de topo têm a capacidade de perceber qual o enquadramento competitivo da sua Empresa.
A inteligência, segundo a 1ª definição apresentada, envolve a capacidade de raciocinar, planear, resolver problemas, capacidade essa que deve ser suportada por indicadores de negócio. Assim, assume-se como de extrema importância a correcta, atempada e pertinente utilização dos dados de que a empresa dispõe, de forma a adequar a sua estratégia, se assim se justificar.
A Business Intelligence poderá assim traduzir-se na obtenção de Conhecimento sobre o negócio, com base na exploração dos Sistemas de Informação de que a empresa dispõem, com o objectivo de optimizar os diversos problemas de tomada de decisão inerentes à Organização. Esse Conhecimento deverá ser estruturado com base em KPI (Key Performance Indicators), que permitam avaliar o estado actual do negócio e fundamentar os planos de acção desenhados pela gestão de topo.
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