O diagrama de influência apresentado procura modelar o impacto da decisão de continuar ou não a investir em publicidade nos meios de imprensa, para determinado produto de crédito, na minimização do custo de recrutamento.
A empresa tem duas formas de angariar clientes para este produto:
- aproveitar a base de clientes que têm um outro produto e trabalhá-la em termos de cross-selling, propondo a estes clientes a adesão ao produto de crédito, através de campanhas via mailing;
- fazer publicidade em jornais e revistas, com o objectivo de fazer aumentar a notoriedade do produto de crédito e diversificar a carteira de clientes.
A empresa tem duas formas de angariar clientes para este produto:
- aproveitar a base de clientes que têm um outro produto e trabalhá-la em termos de cross-selling, propondo a estes clientes a adesão ao produto de crédito, através de campanhas via mailing;
- fazer publicidade em jornais e revistas, com o objectivo de fazer aumentar a notoriedade do produto de crédito e diversificar a carteira de clientes.
O custo de recrutamento é obtido através de uma relação entre o montante total investido por acção (mailings ou publicidade, neste caso) e o montante total financiado aos clientes recrutados por cada uma das vias. Por questões estratégicas do Grupo, a continuidade do investimento em Media tem vindo a ser questionado, colocando-se a hipótese de recrutar clientes apenas via mailings de cross-sell.
Sem comentários:
Enviar um comentário